A cultura organizacional pode ser compreendida como um conjunto de normas, princípios, crenças, valores éticos e morais, hábitos e comportamentos internalizados no dia a dia de uma companhia. Ou seja, a cultura é a identidade corporativa de uma empresa.
Ela influencia todos os membros da organização. Reforçando o comportamento dos seus profissionais, determina o que deve ser seguido ou evitado. Nesse sentido, ela impõe um modo particular de ser. Ela está para a corporação assim como a personalidade está para o indivíduo.
Em síntese, a cultura molda a identidade de uma organização. Você gostaria de saber mais sobre esse assunto? Continue lendo.
Qual é a importância da cultura organizacional?
Ela desenvolve diretrizes como um fator fundamental para que a empresa alcance o sucesso. Ou seja, é um guia de ação para que todos os colaboradores exerçam suas funções em busca da missão, visão e valores definidos pela organização.
Conheça alguns benefícios de promover o fortalecimento da cultura.
Engaja os colaboradores
Além de fazer com que seus colaboradores sejam direcionados aos resultados, uma empresa que pretende manter uma cultura organizacional fortalecida precisa motivá-los e valorizá-los. Isso porque ela sabe que é por meio das pessoas que os objetivos são alcançados, sendo imprescindível empregar ferramentas que estimulem o engajamento dos seus profissionais.
A forma mais simples é usar avaliações e pesquisas internas. O departamento de RH ou uma empresa de consultoria especializada poderão contribuir nesse sentido. O retorno sobre o investimento de ter funcionários engajados faz com que sua empresa seja lucrativa, sólida e forte no mercado.
Aumenta a produtividade
Transformar uma empresa em um negócio produtivo é um grande desafio. Aumentar a produtividade requer que todos os processos sejam bem definidos. Nesse sentido, uma organização com cultura organizacional bem estruturada:
- localiza as falhas;
- investe em formação;
- cria um bom ambiente de trabalho;
- mantêm a comunicação interna e com os clientes de forma eficaz;
- fornece feedback;
- repensa as suas estratégias operacionais;
- usa novas tecnologias em seu favor para melhorar seus processos produtivos, entre outros.
Retém seus talentos
Atualmente, um bom salário, por si só, não é mais capaz de atrair e reter os melhores colaboradores. A cultura organizacional vem se destacando como um dos quesitos que mais seduzem esses talentos. Sendo assim, essa atração começa nos processos seletivos, em que o recrutador identificará se o perfil do candidato atende à vaga e aos valores, missão e visão organizacional do negócio.
Os bons profissionais querem receber propostas de trabalho adequadas ao seu perfil profissional e pessoal. Eles desejam atuar em uma empresa cuja cultura valorize o seu desempenho e forneça condições de crescimento, isto é, chances de sucesso em suas carreiras. Ter esse alinhamento com os colaboradores é fundamental para retê-los.
Melhora o clima da empresa
O clima organizacional está associado ao ambiente de trabalho, uma vez que é o reflexo da cultura organizacional. Ele diz respeito às percepções dos colaboradores sobre o local em que atuam.
Os comportamentos são influenciados diretamente de forma positiva ou negativa por essa cultura existente na organização. Desse modo, uma empresa com valores claros de respeito mútuo contribui para que os profissionais mantenham um clima saudável e harmonioso.
Acima, abordamos as diversas vantagens de promover uma cultura organizacional forte e consolidada em uma empresa. Entretanto, muitos têm ouvido falar em cultura da inovação, que vamos explicar na sequência.
O que é cultura da inovação?
As empresas querem inovar e estão atrás de ideias e soluções. A cultura da inovação vai muito além de ter novas ideias e está relacionada à capacidade de aplicá-las em busca de resultados que atendam às necessidades e expectativas do seu negócio.
É importante salientar que essas inovações precisam estar alinhadas à cultura organizacional. E a cultura deve sempre passar por inovações contínuas fundamentadas nos valores, princípios, normas internas e missão da empresa. Além disso, é fundamental que todos estejam preparados e engajados nesse processo.
Portanto, contar com o apoio de uma empresa de consultoria como a RHOPEN é essencial para garantir o sucesso de toda e qualquer mudança no seu negócio.
Agora que você sabe o que é cultura organizacional, entre em contato com a RHOPEN para conhecer a melhor consultoria especializada em soluções de pessoas.
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