Comunicação assertiva: o que é e como desenvolvê-la?
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Comunicação assertiva: o que é e como desenvolvê-la?

Comunicação assertiva: o que é e como desenvolvê-la?

Você, certamente, já ouviu falar em comunicação assertiva. É um termo muito utilizado quando o assunto é sucesso na carreira, em relação a boas lideranças e/ou ao desenvolvimento de habilidades e competências.

Pensando na importância desse assunto, trouxemos este post explicando em que consiste a comunicação assertiva, além de trazer algumas dicas para você começar a se aprimorar nesse sentido. Que tal dar esse passo agora? Continue conosco!

O que é comunicação assertiva?

A comunicação assertiva é aquela que não deixa espaços para falhas e que entrega a mensagem sem erros, ou seja, a comunicação assertiva é aquela que realmente funciona. Qual é o objetivo da sua fala? É preciso alcançar o propósito da comunicação, tornando-a efetiva.

Muitas vezes, a mensagem que alguém precisa passar fica prejudicada graças ao não desenvolvimento da comunicação. Imagine uma mensagem escrita: já aconteceu de você ler de um jeito e entender tal coisa, quando a pessoa estava usando outro tom que mudava totalmente o sentido da frase?

Verbalmente, é a mesma coisa: se você não souber como usar os recursos da comunicação para passar a sua mensagem sem erros, pode comprometer tudo o que é dito ou expressado. Isso não abrange apenas a sua fala, mas a sua postura em geral, contando até o tom de voz.

Como desenvolver essa habilidade?

Primeiro de tudo: estude o assunto abordado. Não adianta você ser um mestre da persuasão se só estiver falando besteira. Então, antes de pensar em caprichar na emissão da mensagem, reflita sobre o real conteúdo e a relevância dele. Preocupe-se com a qualidade. Feito isso, temos 3 dicas para desenvolver a sua comunicação assertiva. Veja!

Conheça as pessoas

Há uma frase conhecida que diz assim: comunicação não é o que você diz, mas, sim, o que as pessoas entendem. Pois bem. O ponto principal de fazer a comunicação assertiva é conhecer as pessoas, porque são elas que vão receber a sua mensagem, seu tom de voz, sua expressão etc.

Claro que cada um tem suas peculiaridades, mas há formas de entender como a mente humana se organiza. Um bom exemplo disso é estudar os arquétipos de Jung, que são utilizados, inclusive, na construção de brand de grandes marcas. Quando você consegue entender essas nuances, torna-se capaz de alinhar o seu discurso.

Estabeleça conexões

Principalmente quando você vai tratar de determinados assuntos com uma pessoa ou um pequeno grupo — como a liderança da sua equipe ou o fechamento de uma venda diretamente com um cliente —, é muito importante saber criar conexões. Isso começa no seu sorriso, no aperto de mão, entre outros detalhes da sua postura.

Não se engane: isso faz, sim, parte da comunicação assertiva, afinal, quanto mais afeiçoada a você a pessoa for, melhor será também a receptividade dela às suas falas. Por isso, não deixe de se inteirar sobre como passar a imagem que você deseja. Uma boa técnica para praticar isso é o Rapport. Que tal tentar hoje mesmo?

Trabalhe a sua oratória

Por fim, mas não menos importante, é relevante, sim, desenvolver a sua oratória. Como você fala, como gesticula, quais palavras usa, qual ritmo e qual tom de voz: tudo isso pode ser trabalhado. Identifique quais são os maiores desafios que você enfrenta nesse sentido, ou seja, quais são as suas dificuldades.

Lembre-se de que algumas coisas, como ter domínio da Língua Portuguesa, são importantes, mas que se deve dosar tudo de acordo com o seu objetivo. Não adianta usar palavras rebuscadas e soar arrogante, entende? A comunicação assertiva é sobre gerenciar um recurso para ser claro e, assim, atingir objetivos. Tenha sempre isso em mente!

O conteúdo foi útil para você? Falando em melhorias na comunicação, preparamos um conteúdo com dicas infalíveis para fazer isso na empresa. Leia agora!

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