Metodologia SMART: entenda o que é e saiba aplicar no seu negócio
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Como aplicar a metodologia SMART na sua empresa?

saiba quais são os benefícios da metodologia smart para a sua empresa

Definir metas é um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma empresa, mas nem sempre os líderes fazem isso da forma correta. Muitos gestores estabelecem objetivos vagos ou impossíveis de serem alcançados, fazendo com que a organização tenha resultados muito abaixo do esperado. Contudo, existe uma boa maneira de resolver esse problema: aplicar a metodologia SMART.

Muita usada em coaching e gestão de negócios, essa ferramenta ajuda a estabelecer objetivos extremamente diretos, que não deixam espaço para suposições ou dúvidas. Trata-se de um acrônimo de cinco palavras que são a chave para transformar qualquer desejo em uma meta alcançável.

Quer saber mais? Acompanhe o post e confira tudo sobre a metodologia!

Os cinco atributos da metodologia SMART

As cinco palavras, em inglês, que formam os objetivos SMART são Specific (específico), Measurable (mensurável), Achievable (alcançável), Relevant (relevante) e Timely (temporal). Uma meta adequada deve respeitar essas cinco regras simultaneamente. Saiba mais sobre cada uma delas a seguir.

Específico (S)

Traçar objetivos específicos evita a autossabotagem e facilita a conquista de bons resultados. Por exemplo: em vez de “comprar um carro”, prefira “comprar um carro 1.0, com quatro portas, câmbio manual, na cor prata e até dois anos de uso”.

Mensurável (M)

Tenha indicadores exatos para avaliar seus resultados. Apenas definir que a empresa seja mais rentável no mês seguinte não é suficiente. É preciso estabelecer “quanto a mais” o negócio deve faturar: 10 mil reais? 20 mil? 100 mil? Sempre traduza seus objetivos em números!

Alcançável (A)

Pensar grande é ótimo, mas jamais defina metas impossíveis de serem atingidas. Caso contrário, você nunca experimentará a sensação de dever cumprido e se sentirá frustrado.

Relevante (R)

Por outro lado, definir objetivos fáceis demais acaba tirando sua relevância. Quando uma pessoa ou equipe precisa superar limites para atingir uma meta, ela terá grande valor quando for conquistada.

Temporal (T)

Toda meta precisa ter prazo para conclusão. Mesmo pessoas disciplinadas rendem mais quando definem um período de tempo para conquistar um objetivo. Em vez de “perder peso”, é muito melhor definir como meta “perder 5 kg em 30 dias”.

Aplicação da metodologia SMART no ambiente corporativo

Para aplicar a metodologia SMART em uma empresa é preciso que os líderes tenham coerência ao estabelecer diretrizes. Cada objetivo precisa estar alinhado com o propósito da organização. Caso contrário, eles perderão relevância entre os colaboradores, o que prejudicará o engajamento da equipe e os resultados finais dos projetos.

Com isso, bastará respeitar as regras citadas anteriormente para a criação de metas efetivas. “Abrir quatro filiais na cidade de São Paulo no prazo de 12 meses” ou “Aumentar em 40% as vendas de carros compactos até o mês de outubro” são bons exemplos de objetivos específicos e atingíveis, que seguem todos os atributos propostos pela metodologia SMART.

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Benefícios da metodologia SMART para o negócio

Seguir as regras SMART na definição de metas traz muitos benefícios para a rotina de um negócio. Confira abaixo os principais.

Organiza as ações da empresa

Ter objetivos específicos e com prazo para conclusão faz com que os processos de trabalho sejam muito mais organizados. Afinal, os funcionários sabem exatamente o que devem fazer e onde devem chegar, o que facilita a execução das tarefas e a entrega de resultados.

Reduz o tempo de execução das tarefas

Metas bem definidas evitam que as equipes percam tempo pensando em como realizar as atividades da melhor forma. Afinal, todo o caminho já está traçado: basta seguir o planejamento. Isso representa um ganho precioso no tempo de finalização dos projetos.

Aumenta a produtividade

Com processos mais organizados e eficientes, o aumento da produtividade das equipes é uma consequência natural. Além disso, recompensar os colaboradores a cada meta atingida é uma ótima forma de deixá-los ainda mais motivados.

Chegamos ao fim do nosso post sobre a metodologia SMART! Agora que você já sabe os detalhes dessa poderosa ferramenta, é hora de aplicar esse conhecimento na sua empresa. Fique atento a todos os fatores que envolvem a criação de metas efetivas e mãos à obra!

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